segunda-feira, 16 de junho de 2008

E-commerce

Decepcionante o espaço cedido para a disciplina e-commerce na grade do curso, ainda mais se tratando da Fundação Getúlio Vargas, uma das líderes em pesquisa e educação no país.

A tecnologia está transformando rapidamente os 4 Ps do marketing (ou 4 Ps e 1 S, 5 Ps e 1 S etc) e em breve todos os conceitos que estudamos agora, escritos há mais de 50 anos, estarão defasados (se já não estiverem). Alguns exemplos:

Preço: a internet está transformando também o preço dos produtos. Através de ferramentas como o Buscapé, Mercado Livre e leilões virtuais, os clientes passam a ter mais poder durante sua decisão de compra, muitas vezes escolhendo o quanto está disposto a pagar.

Produto: o contato mais próximo com o cliente possibilita sua participação na elaboração dos produtos, com em Camiseteria.com.br.




Promoção: a comunicação segmentada e integrada com outras mídias consegue atingir o cliente no momento exato de suas necessidades, como nos links patrocinados do Google e nas assinaturas RSS.

Praça: o ponto de venda se mudou para a casa e o bolso dos clientes, através dos computadores e smart phones.

Pessoas: comunidades virtuais aproximam as pessoas com perfis semelhantes, possibilitando a troca de informações sobre qualquer coisa, desde uma marca favorita, como adoradores dos tênis Nike Shox, até informações sobre as melhores práticas para o suicídio.

A internet não transformou somente as forças de Potter, como visto em aula, mas também todo o mix de marketing. Infelizmente, o professor André Valle, referência nacional no assunto, não foi aproveitado da maneira devida.

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