Um profissional de marketing é qualquer pessoa, independentemente de cargo, profissão ou função, cuja atividade compreenda a participação permanente e/ou o poder de decisão em áreas estratégicas de marketing e a criação e o desenvolvimento de estratégias de preço, distribuição, comunicação e promoção de produtos ou serviços. Esta é a definição que consta no artigo primeiro do Código de Ética dos profissionais de marketing, criado de forma conjunta pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Entretanto, caso seja aprovado, um polêmico projeto de lei para a regulamentação da profissão, que tramita atualmente em Brasília, fará com que muita coisa mude na profissão. A começar pelo código de ética, pois a proposição considera profissional de marketing apenas aqueles que possuem diploma de graduação ou de bacharel em marketing - reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação -, diploma de pós-graduação latu sensu ou ainda os que puderem comprovar experiência de sete anos na profissão. Prestes a ganhar um novo texto, elaborado pelo deputado Felipe Bornier (PHS/RJ), que aguarda aprovação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, um projeto que visa à regulamentação da profissão está provocando polêmica entre os profissionais da área.
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Dica da Paula Lins.