sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Por que não gosto dos metrossexuais?

Estou lendo o livro recomendado pelo professor José Mauro, Marketing para Mulheres, e no segundo capítulo a autora descreve a diferenças entre homens e mulheres. Nada novo, apenas corrobora com um texto que já escrevi aqui. Mas conforme observado pela Helena, em seu comentário:

Interessante esta retrospectiva do desenvolvimento humano. Acho que hoje em dia muita coisa mudou, pois a maior parte das famílias tem uma mulher como chefe.

Não é só isso. Muita coisa mudou além do gênero do chefe da família.

Alguns homens estão assumindo um comportamento de compra parecido com o das mulheres: cosméticos, manicure, passar uma tarde num shopping procurando por ofertas e roupas da moda são apenas alguns destes. Enquanto isso, a literatura ainda descreve hábitos mais convencionais por parte dos homens, como a ode às compras e indiferença quanto a aparência de suas meias e cuecas.

Se por um lado a globalização engole diversas culturas mundo afora, aculturando todas as nações à imagem e semelhança do economicamente mais forte, por outro lado, cria novos tipos com características muito específicas, mas comuns em muitas sociedades, como os metrossexuais, os machos alfa, machos beta e por aí vai. Daí a importância de acompanhar as tendências de comportamento pelas revistas, jornais e internet, que relatam quase em tempo real estas mudanças.

A realidade está sempre vários passos na frente da literatura. Comportamentos atuais só são notados muito tempo depois pelos livros.

Por isso não gosto dos metrossexuais: seu comportamento ainda não foi devidamente estudado, descrito e documentado.

BlogBlogs.Com.Br