O livro Crianças do Consumo é um livro manifesto que tenta alertar a sociedade da demasiada exposição que as crianças sofrem da mídia e seus comerciais. Agências de publicidade não se importam com os efeitos éticos e morais que estes comerciais possuem sobre as crianças, que aindam não sabem distinguir o que é propaganda e o que é programa, fazendo com que elas passem a basear suas vidas no que elas possuem.
O vídeo a seguir é a abertura de um desenho animado chamado Três Espiãs Demais, e passa todos os dias na Globo. Assista:
O que mais me chama a atenção é o trecho da música que diz: toda vez que entramos no shopping queremos comprar.
E as histórias reforçam isso, terminando, quase sempre, com as protagonistas saindo do shoppingo com muitas sacolas. Eu sei que estudamos marketing e que nossa missão é vender, mas qual é o preço social disso?
Estou lendo o livro recomendado pelo professor José Mauro, e farei uma postagem sobre minhas impressões assim que terminar.
O vídeo a seguir é a abertura de um desenho animado chamado Três Espiãs Demais, e passa todos os dias na Globo. Assista:
O que mais me chama a atenção é o trecho da música que diz: toda vez que entramos no shopping queremos comprar.
E as histórias reforçam isso, terminando, quase sempre, com as protagonistas saindo do shoppingo com muitas sacolas. Eu sei que estudamos marketing e que nossa missão é vender, mas qual é o preço social disso?
Estou lendo o livro recomendado pelo professor José Mauro, e farei uma postagem sobre minhas impressões assim que terminar.
Mais informações sobre o assunto nos site http://www.criancaeconsumo.org.br/ e http://www.institutoalana.org.br/
Abraços a todos.