Gente,
As diferenças entre os homens e as mulheres realmente existem, como o professor José Mauro citou na aula. A visão em foco do homem e a periférica da mulher se desenvolveram ao longo de milhares de anos de evolução. Explico: o homem teve, durante muito tempo, a função de caçador, por isso sua visão em túnel, já que possibilitava um foco mais preciso na presa, assim como a visão da águia. Além disso, desenvolveu também seu senso espacial, já que para acertar um animal com uma lança era necessário calcular a distância do alvo, a velocidade e o peso da arma e a força a ser empregada no lançamento. A herança disso, nos dias de hoje, é uma melhor noção espacial do homem, utilizada, entre outras ocasiões, na condução de veículos. Por isso a dificuldade que muitas mulheres possuem de fazer uma baliza.
Em compensação, a mulher ficava na caverna cuidando da prole. Isso fez com que ela desenvolvesse uma capacidade muito maior de perceber os sentimentos de uma pessoa através de sua expressão facial, já que para cuidar de seus filhos era necessário descobrir o motivo de seu choro. Através da face do bebê a mulher é capaz de descobrir se o choro é por conta da fome, frio, cólicas ou qualquer outro motivo. Por isso é mais difícil mentir para uma mulher, já que ela desenvolveu este mecanismo. Também desenvolveu a visão periférica, como forma de ficar atenta aos perigos do ambiente, assim como a visão das galinhas.
Outro exemplo de como o desenvolvimento da espécie humana refletiu no comportamento atual: os homens, quando vão às compras, costumam ir direto ao ponto, reflexo dos hábitos de seus ancestrais que caçavam nas florestas. Tinham um objetivo, um porco do mato ou uma camisa, e se lançavam nele. As mulheres desempenhavam o papel de colhedoras, que iam de pomar em pomar procurando as melhores frutas. Atualmente, elas vão de loja em loja procurando as melhores ofertas.
Estes e outros exemplos, baseados em pesquisas antropológicas, biológicas e genéticas e com exemplos muito bem humorados, podem ser encontrados nos livros Por Que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor e Por Que os Homens Mentem e as Mulheres Choram. Estes dois livros são dos mesmos autores e possuem um foco nos relacionamentos de casais, mas é claro que boas lições de marketing podem ser tiradas.