Pegando carona na matéria Comportamento do Consumidor, que versa sobre os fatores que influenciam no comportamento de compra, quero citar um fato recente em que estes fatores não foram bem analisados.
No último sábado foi realizada a campanha mundial do Dia Sem Carro, que teve origem na Inglaterra. O livro Sem Logo possui um capítulo que trata exclusivamente destas manifestações que acontecem simultaneamente em várias cidades do mundo, possíveis por conta da “popularização” da Internet. Mas no Brasil esta campanha teve resultados insipientes, visto que a cultura brasileira é diferente da cultura inglesa. Lá é possível deixar o carro de lado por um dia, ou vários, já que o transporte público é muito melhor que o nosso. Talvez a melhor maneira de adaptar a manifestação nas terras tupiniquins fosse a campanha do Dia da Carona, já que a quantidade de carros com um único ocupante circulando pelas ruas é enorme.
Nos Estados Unidos existe o carpooling, um sistema informal de rodízio em que cada dia uma pessoa sai com seu carro pegando outras pessoas para o trabalho ou para levar as crianças à escola. Já existe um site que viabiliza esta prática, colocando em contato as pessoas que utilizam uma mesma rota. Assim que eu achar o endereço colocarei aqui.
Este é um pequeno exemplo de como as diferenças entre os países podem afetar a oferta de produtos, serviços ou idéias.