segunda-feira, 30 de março de 2009

Entrevista sobre blogs corporativos

Ano passado dei uma entrevista para uma estudante de comunicação da PUC sobre o blog corporativo da Ação da Cidadania, entidade na qual trabalho. Segue a entrevista:

1) De quem foi a iniciativa de construir o blog?

A iniciativa foi minha. Os benefícios de um blog são muitos e seu custo de manutenção é muito baixo. Apresentei a proposta para minha gerente que aprovou a idéia.

2) Por que a ong sentiu necessidade de fazer um blog? Por que um blog e não um jornal impresso, por exemplo?

O principal motivo pela não utilização de um jornal impresso foi o custo. Como organização do terceiro setor, nossos recursos são muito escassos. Por isso a preferência de uma ferramenta barata e de fácil manutenção, que não envolvesse muitas pessoas e não demandasse muito tempo do seu mantenedor.

Um blog possui todas as características que buscávamos:

- Baixo custo;
- Baixa necessidade de homens x horas para manutenção;
- Distribuição ilimitada;
- Possibilidade de interação;
- Linguagem informal;
- Utilização de conteúdo multimídia.

Já o jornal:

- Alto custo;
- Alta quantidade de homens x hora para manutenção;
- Distribuição limitada ao número de exemplares impressos;
- Nenhuma interatividade;
- Linguagem formal;
- Impossibilidade de inserção de conteúdos multimídia, como áudio e vídeo.

3) Qual o público-alvo do blog?

O blog tem como público alvo todos os stakeholders da Ação da Cidadania, como a imprensa, doadores atuais e potenciais, empresas parceiras, líderes comunitários integrantes da rede, funcionários e a sociedade em geral.

4) As comunidades têm acesso ao blog? Porque ele funciona na internet e grande parte dessa população não tem acesso à internet?

O Brasil apresenta taxas consideráveis de crescimento da população com acesso à internet (hoje em torno de 20 e 40 milhões de pessoas, dependendo da fonte). Por diversos fatores (aumento do crédito, estabilidade econômica, aumento da renda das famílias, melhora da infra-estrutura nos sistemas de comunicação entre outros) contribuem para que as classes C e D também participem desse processo de inclusão digital. Aqueles que ainda não podem pagar por um computador acessam a rede através de lan houses localizadas nas comunidades (a Rocinha possui mais de 100 desses estabelecimentos).

Muitas das lideranças comunitárias que fazem parte da rede da Ação da Cidadania já entram em contato conosco através de ferramentas on-line, como e-mail e Orkut. Esse número ainda é baixo, mas é um indicativo da maior participação das pessoas de baixa renda com acesso à internet.

Outro motivo pela opção da utilização do blog é relacionado ao público alvo do veículo, que inclui outras camadas da sociedade com fácil acesso à rede, como jornalistas e empresas parceiras.

5) Como funciona o blog? Ele é localizado na própria Ong? Quantos funcionários são responsáveis?

O blog é atualizado apenas por um funcionário, através de um sistema gratuito de hospedagem (O Blogger, do Google). O único desembolso foi com a compra do domínio .com.

6) Qual a importância de abrir esse canal de comunicação?

O blog visa complementar nossa estratégia de comunicação na internet. O site possui uma linguagem formal e com informações mais completas, voltadas principalmente para pessoas que querem se aprofundar sobre o que fazemos. Com o blog, existe a possibilidade de interação (através dos comentários), que fazem com que saibamos a opinião das pessoas sobre nosso trabalho, fornecendo um feedback importante para tomada de decisão. Também possui linguagem informal, de rápida leitura e assimilação, para quem já conhece nosso trabalho e quer apenas se manter atualizado.

Outros motivos que contribuíram para escolha desse canal foram: permite rápida resposta para qualquer situação que comprometa a imagem da instituição (felizmente ainda não enfrentamos tal circunstância), fácil acesso às atualizações por parte do leitor (através da assinatura RSS e do envio das novas postagens por e-mail) e estreitamento do relacionamento entre o público e a Ação da Cidadania.

BlogBlogs.Com.Br