Recentemente o Facebook admitiu ter contratado uma empresa para espalhar boatos sobre o Google na rede. Infelizmente este tipo de ação é mais comum do que parece.
Em 2006 houve suspeitas de um caso semelhante, tendo como alvo uma cervejaria. Fotos do Ricardo Mansur sentado numa privada com a camisa da Itaipava, um vídeo com áudio de duas "estudantes da PUC" passando mau e atribuindo a causa a cerveja, e-mails com relatos semelhantes, entre outras ações, tentavam relacionar a marca de Petrópolis a desarranjos intestinais.
O caso foi acompanhando pelo site Cocadaboa, cujo editor, Wagner Martins, é hoje um dos maiores especialistas em marketing viral do Brasil. Veja esta, esta e esta postagem.
Em pouco tempo, diversos blogs espalhavam a notícia e até hoje eu escuto pessoas repetindo que "Itaipava dá caganeira".
Recentemente a Skol lançou sua versão 360º, que segundo sua publicidade, não "empapuça" por conta do seu "inovador processo de fermentação". Realmente houve uma alteração no processo produtivo da cerveja, mas você realmente acredita que não estufa?
Estufando ou não, as pessoas já associaram e estão comentando nas mesas dos bares. Impressionante o poder da publicidade, da sugestão e dos boatos, que por mais absurdo que possa parecer, é absorvido pela massa do mesmo jeito que acreditam que a Xuxa usa hidratante Monange e a Angélica usa Niely.