segunda-feira, 6 de junho de 2011

Boa aparência

Certa vez fui a uma entrevista de estágio e saí muito confiante. Tinha ido bem e com chances de ser escolhido. No entanto, ao sair da sala, entrou para ser entrevistada uma loira alta, linda, muito bem vestida. Na mesma hora eu soube quem seria contratada.

Diversas pesquisas já confirmaram que pessoas com boa aparência e mais altas ganham melhores salários, e isso tem origem tanto social quanto biológica. São diversas as razões, entre elas o nosso instinto em olhar os outros como possíveis parceiros sexuais, na busca por companheiros saudáveis e capazes de prover segurança aos filhos deste relacionamento. Parece horrível, as feministas arrancam os cabelos, mas este comportamente é inerente a todo ser humano, realizamos estes julgamentos naturalmente.

Final de semana passado estava assistindo ao programa A Liga, na Band, que estava fazendo um teste na rua. Dois homens contavam a mesma história para os transeuntes, dizendo ter perdido a carteira e precisando de dinheiro para passagem. Um homem era branco, alto e bem vestido, enquanto o outro era um vendedor ambulante com roupas velhas e linguagem popular. O teste era saber qual dos dois conseguiria mais dinheiro. Obviamente o homem branco e bem vestido conseguiu muito mais.

Depois de uma abordagem, o transeunte era interceptado pela equipe de reportagem que perguntava se o brasileiro é um povo preconceituoso. Obviamente o entrevistado ficava em uma situação constrangedora, já que estava sendo julgado pelo seu comportamento, como se sua reação tivesse sido causada por um desvio de caráter.



Apesar da reflexão positiva que o espectador faz da situação, o programa errou a mão e foi sensacionalista. Os próprios apresentadores teriam comportamentos semelhantes na mesma situação, não por preconceito ou mal caratismo, mas por condições históricas que garantiram a perpetuação e aperfeiçoamente da espécie.

Faça um teste e tente perceber o tratamento que você dá para as pessoas.

BlogBlogs.Com.Br