Vamos supor que alguém coloque uma arma na sua cabeça e te mande comprar alguma coisa. Caso esteja disposto a aceitar as conseqüências (no caso, a morte), ninguém consegue te obrigar a consumir o que você não quer. Tirando a utilização de força bruta em alguns casos, ninguém consegue nos obrigar a nada.
O comercial abaixo, da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Agências de Publicadade, diz que a propaganda diverte e emociona. A única coisa que ela não faz é obrigar-nos a comprar um produto.
Impressionante como uma coisa óbvia quando colocada em uma nova perspectiva toca o público e parece se tornar uma verdade absoluta. A peça é excelente do ponto de vista publicitário, angariou defensores em diversas camadas da sociedade, marcando ponto contra as organizações que defendem um maior controle da mídia.
Mas todo mundo sabe que as empresas não gastam milhões em campanhas publicitárias apenas para nos divertir.
Atualização (julho/10): outra peça que faz parte da mesma campanha mostra uma contradição. O slogan diz Propaganda faz Diferença. Se acima o conceito é convencer que publicidade não obriga ninguém a comprar, abaixo a idéia é completamente oposta. Veja:
Atualização (julho/10): outra peça que faz parte da mesma campanha mostra uma contradição. O slogan diz Propaganda faz Diferença. Se acima o conceito é convencer que publicidade não obriga ninguém a comprar, abaixo a idéia é completamente oposta. Veja: