Recentemente foi lançado o livro Privataria Tucana, que conta os bastidores do governo do PSDB e supostos esquemas corrupção. Os 30 mil exemplares foram esgotados em menos de 24 horas, e tudo isso apenas com divulgação nas redes sociais.
Mais do que o conteúdo do livro, o fenômeno que vale a pena chamar a atenção foi o fato da grande mídia não ter tomado conhecimento das discussões que aconteciam no Facebook e Twitter. Mais uma prova que os veículos tradicionais de comunicação estão perdendo poder. Sucesso desta natureza era possível apenas com autores entrevistados pelo Jô Soares ou com suas publicações mostradas pelo Faustão ou algum outro apresentador de grande penetração.
Esse fato já está sendo considerado um marco da relação entre a grande mídia e a sociedade. Até poucos anos, os diretores dos veículos de comunicação eram os únicos responsáveis em escolher as informações que se tornariam públicas ou não, de acordo com interesses editoriais e das classes que eles representam. Atualmente cada cidadão conectado é um veículo de mídia, divulgando através de seus perfis nas redes sociais e em blogs aquilo que não sai no Jornal Nacional ou no Estadão.
A reportagem abaixo da Record News fala sobre este fenômeno:
http://youtu.be/3dRZM6_xCmM