Também lembro do Marcius Melhem, do Nós da Fita, contando que todo o espetáculo está no You Tube, filmado e postado pelo próprio público. Mas ao contrário do que uma análise superficial possa mostrar, todas as apresentações ficam completamente lotadas, com ingressos esgotados muitos dias antes.
No mesmo caminho foi a Dança do Quadrado, nacionalmente conhecida depois que o Antonio Tabet, do blog Kibe Loco, fez um clipe e colocou no ar.
Recentemente o grupo musical Capital Inicial pediu ao público que fosse ao seu show e filmassem tudo com máquinas digitais e celulares, enviando posteriormente o material para um determnado site. Um videoclipe de uma das músicas seria produzido utilizando somente essas imagens produzidos pelos fãs (link).
Diante dos exemplos citados acima, podemos perceber o poder que a internet tem em lançar sucessos nacionais, só para citar exemplos brasileiros. Alguns vídeos cruzam fronteiras e atingem milhões de pessoas ao redor do mundo. Infelizmente, por inapetência e total desconhecimento da dinâmica da internet, as assessorias de comunicações não sabem como se aproveitar do boca-a-boca gerado pelo público a seu favor. Vá no You Tube e digite Cia Melhores do Mundo, veja a quantidade enorme de trechos de seus espetáculos que estão por lá. Mesmo assim, conseguir comprar um ingresso para uma das apresentações não é fácil, só com muitos dias de antecedência.
O mais curioso é que no final da apresentação da peça em que minha namorada atua os atores pedem para o público ajudar a divulgar a peça, e quando um espectador diz publicamente que gostou, postando um vídeo na internet, ele é ameaçado de processo. Processar um fã que manifestou seu apreço pelo trabalho? Não é a melhor atitude. Parece aquela criança mimada que é a dona da bola e só deixa os outros brincarem se for do seu jeito.
Uma assessoria de comunicação tem como objetivo fazer com que as pessoas comentem seus produtos, criar um burburinho e recomendações, e não impedir que isso aconteça. Mas também precisa estar preparada para as críticas negativas e saber lidar com elas (em breve escrevo sobre isso).
Vou citar mais um exemplo. O espetáculo do Diogo Portugal tem como chamada 20 milhões de visualizações no You Tube.
Sabem quem está apoiando, publicando trechos do espetáculo na internet? O Jacaré Banguela, que lançou a Cia Melhores do Mundo.
Agora uma alfinetada: de todos os espetáculos citados aqui, inclusive o da minha namorada, qual você acha que está com menor público?
********
Veja um trecho do espetáculo Hemanoteu na Terra de Godah, da Cia Melhores do Mundo. Muito engraçado: