A postagem sobre comerciais para crianças rendeu muitas visitas e quero aproveitar para fazer mais alguns comentários sobre o assunto.

Um comentário anônimo fala sobre a aquisição dos brindes como o Mc Lanche Feliz separadamente. Isso agora é verdade, depois da pressão dos consumidores e dos órgãos que os representam. Mas mesmo assim, a coisa não funciona de forma justa (pelo menos para mim).

Acabei do voltar do Mc Donald's para ver o preço do Mc Lanche Feliz. O lanche custa R$11,50 e o brinde pode ser adquirido separadamente por R$9,00. Pela minha lógica, somente o sanduíche, a batata e o refrigerande deveriam ser vendidos por R$2,50. Mas não é o que acontece. O pior é que somente o lanche sai mais caro do que o combo que vem o brinquedo, já que todos os itens devem ser adquiridos separamente.

Outro tema constantemente abordado pelos defensores da mídia é o da liberdade de expressão. Vi no Jornal Nacional uma matéria mostrando um congresso de publicidade que contou com a abertura do ex Secretário Geral da ONU, Kofi Annan. Vários publicitários foram entrevistados para a matéria e, num período em que se cogita a possibilidade de restrições da propaganda para crianças, todos citaram a libertade de expressão como fator para manutenção da democracia. Mas existem opiniões que tentam provar o contrário. Leiam estes trecho do livro Crianças do Consumo, de Susan Linn:

O marketing é formulado para influenciar mais do que preferências por comida ou escollhas de roupas. Ele procura afetar os valores essenciais como as escolhas de vida: como definimos a felicidade e como medimos nosso valor próprio. Nesse meio-tempo, essas mesmas características que o marketing atual encoraja - materialismo, impulsividade, autonomia e lealdade desmedida à marca - são antiéticas àquelas qualidades necessárias a uma cidadania democrática saudável.

Ao mesmo tempo em que as lições que as crianças aprendem com as mensagens dos comerciais enfraquecem os ensinamentos religiosos e os valores familiares, elas são um desastra para a democracia. Um governo "do povo, pelo povo e para o povo" necessita de uma população caracterizada por certos atributos, incluindo capacidade de pensamento crítico, cooperação, generosidade e solução não-violenta de conflitos. A democracia depende de uma população que compreenda a importância da responsabilização e o delicado equilíbrio entre direitos individuais e o bem maior. Ela precisa enxergar o valor da diversidade e evitar a violência como um meio para resolver problemas.

Ao mesmo tempo em que as lições que as crianças aprendem com as mensagens dos comerciais enfraquecem os ensinamentos religiosos e os valores familiares, elas são um desastra para a democracia. Um governo "do povo, pelo povo e para o povo" necessita de uma população caracterizada por certos atributos, incluindo capacidade de pensamento crítico, cooperação, generosidade e solução não-violenta de conflitos. A democracia depende de uma população que compreenda a importância da responsabilização e o delicado equilíbrio entre direitos individuais e o bem maior. Ela precisa enxergar o valor da diversidade e evitar a violência como um meio para resolver problemas.

A discussão é sempre bem-vinda. Se quiser, pode ler estas duas opiniões, uma contra a restrição da publicidade para crianças e uma a favor da restrição.

É claro que é muito mais fácil encontrar informações que acusam a restrição de atentado à liberdade de expressão do que o contrário. Por isso, estou disponibilizando para download o fichamento que fiz do livro Crianças do Consumo, citado acima. Um fichamento faz mais sentido para quem já leu o livro, mas está bem organizado e serve também para quem não leu. Espero que depois da leitura você tenha interesse em comprar um exemplar.

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